sexta-feira, 18 de maio de 2012

POBRES E JOVENS SÃO OS QUE MENOS CONFIAM NA POLÍCIA

Uma pesquisa feita com cerca de 1600 brasileiros mostra que a população pobre e os jovens são os que menos confiam na atuação da polícia.
De acordo com o levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas, 77% da população com renda inferior a 2 salários mínimos (1.244,00 reais) não confia na atuação policial.
Entre os jovens, três de cada cinco não confiam na polícia.
O baixo grau de satisfação afeta diretamente a legitimidade e o funcionamento da corporação. “A sociedade não enxerga a polícia como uma instituição parceira. É preciso discutir o tipo de polícia que queremos e reformular a formação e a atuação do órgão”, explica a professora Luciana Gross Cunha, coordenadora da pesquisa.
Para ela, além dos baixos salários pagos aos policiais, a instituição é altamente hierarquizada e possui uma formação que prioriza o uso da violência em prol dos direitos humanos, uma contradição.
Segundo a Carta Capital, as instituições que gozam de maior confiança da população são as Forças Armadas com 73%, seguida pela igreja católica (56%) e Ministério Público (55%). No fim da lista, estão o Congresso Nacional (22%) e partidos políticos (5%).

Postado por Calazans Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário