segunda-feira, 28 de novembro de 2011

PRESSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS LEVA GOVERNO A RECONHECER GRATUIDADE NO TRANSPORTE

A luta das pessoas com deficiência pela gratuidade no transporte intermunicipal na Bahia começa a dar resultado. O governo baiano finalmente encaminhou à Assembléia Legislativa projeto de lei que assegura gratuidade aos deficientes e acompanhantes.
Na mensagem à Assembléia, Wagner diz que o “passe livre reafirma o comprometimento do Estado em promover os direitos humanos e liberdades fundamentais de todas as pessoas com deficiência de natureza física, intelectual ou sensorial”.
O projeto, na visão do governador, assegura o direito de ir e vir e assegura maior  igualdade de oportunidade” a pessoas com deficiência.
Ana da Hora, líder do movimento dos deficientes visuais no sul da Bahia, diz que este é o reconhecimento da luta travada com as empresas de transporte. O governador havia prometido aos deficientes o encaminhamento do projeto que reconhece a gratuidade no transporte intermunicipal quando da visita a Itabuna no aniversário da cidade, em julho.
Durante os meses de junho e julho, um grupo de aproximadamente 40 deficientes visuais fechou a BR-101 e avenidas de Itabuna em protesto contra a cobrança de tarifa nas linhas de características semiurbanas na região. As linhas atendem aos municípios de Itabuna, Ilhéus, Buerarema e Itapé, Itajuípe e cobram tarifa única (relembre). Empresa que detém o monopólio das linhas, a Rota disse que a gratuidade somente seria concedida mediante lei estadual.
TEXTO DO: Pimenta
Postado por Calazans Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário