quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Para tentar salvar espécie, rinocerontes são transportados de helicóptero

Transportar um animal de 2 toneladas não é nada fácil ainda mais quando é preciso cruzar diversas montanhas com ele a salvo. Para resolver esse problema um órgão ambiental dá África do Sul resolveu fazer o de 19 rinocerontes machos transporte pelo ar. Os animais foram amarrados pelas pernas e levados voando de helicóptero. Os animais cruzaram 24 km em 20 minutos. Toda essa estrutura foi montada para tentar salvar a espécie. De acordo com a WWF, os rinocerontes estão correndo risco de extinção devido ao valor de seus chifres, aos quais em algumas partes da Ásia são atribuídas propriedades para tratar o câncer. Entre janeiro e outubro deste ano, 341rinocerontes foram caçados ilegalmente na África do Sul, contra 333 em 2010.
Para que os animais não sofressem no transporte, eles foram vendados e amarrados pelos pés e sedados. A mega operação para transportar os 19 rinocerontes contou com 25 pessoas. Eles foram levados da província do Cabo Oriental para Limpopo.
A vigilância e as severas sanções impostas pelas autoridades sul-africanas não foram suficientes para dissuadir esta máfia, que obtêm lucros substanciais apesar das propriedades medicinais atribuídas aos chifres deste animal serem infundadas, tanto que não são mais utilizadas na medicina tradicional chinesa, lamentou a WWF.
Postado por Calazans Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário