Aurora, no Vale do Itajaí, se tornou o quinto município catarinense a decretar estado de calamidade pública em conseqüência das enchentes que atingem o Estado, informou a Defesa Civil em boletim atualizado às 18h. Agronômica, Brusque, Ituporanga e Rio do Sul já integravam a lista.
De acordo com o levantamento, o número de desalojados (pessoas que foram para a casa de amigos ou familiares) era de 153.065, enquanto o de desabrigados (que tiveram que ir para abrigos) era de 13.925. Ao todo, 38 cidades decretaram situação de emergência e 86 fizeram notificação preliminar de desastre.
Apesar da melhora no tempo, o número de afetados pela chuva continua subindo e chegou a 927.127 em 91 cidades. O município de Laurentino ainda não conseguiu enviar dados por causa da falta de comunicação.
Em Blumenau, o rio Itajaí-Açu chegou a 10,19 m nesta tarde, após passar dos 12 m na sexta-feira. O nível é maior que o registrado em novembro de 2008, quando 24 pessoas morreram na cidade vítimas de deslizamentos de terra causados pela chuva. A previsão para as 22h é que o rio diminua para 9,5 m.
A Defesa Civil confirmou duas mortes e três feridos em decorrência da chuva. Valdemiro Carminatti, 66 anos, trabalhava no telhado de sua residência, em Guabiruba, que despencou. Em Itajaí, Antônio José Mendonça, 50 anos, morreu afogado ao cair na água da enchente com nível de 1 m. Segundo a Defesa Civil, ele estava embriagado.
Outra morte foi registrada em Rio do Sul. Um morador foi eletrocutado por um cabo da rede de energia, quando remava em um pequeno barco em meio a casas alagadas no município. No entanto, a Defesa Civil não confirmou se o óbito está diretamente relacionado à chuva, nem tinha o nome do homem.
Na manhã deste sábado, o Corpo de Bombeiros de Bombinhas encontrou os corpos de dois pescadores que estavam desaparecidos desde quinta-feira. Segundo a corporação, o barco desapareceu quando o mar estava agitado por causa das chuvas. Outros dois pescadores continuam desaparecidos.
Postado por Calazans Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário