sexta-feira, 25 de abril de 2014

CACIQUE BABAU TEM APOIO DO GOVERNO E DA IGREJA

O coordenador do Programa de Proteção de Defensores de Direitos Humanos, ligado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, José Carvalho, afirmou que o governo federal está dando apoio ao cacique e criticou a decisão da Justiça de Una de mandar prender Rosivaldo.
A decisão da Comarca de Una é incabível e arbitrária e criminaliza a situação do povo tupinambá. Ele não foi ouvido no inquérito, que durou apenas quatro dias. Entramos com quatro habeas corpus, dois no estado e dois no Superior Tribunal de Justiça e vamos aguardar”, afirmou.
Segundo ele, Rosivaldo deve ficar em carceragem da Polícia Federal, em Brasília durante a prisão temporária, de 30 dias, ou até que seja concedido habeas corpus.
Vaticano
Em nota, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) informou que o cacique Rosivaldo viajaria ao Vaticano com o presidente da instituição, Dom Raymundo Damasceno, para participar de missa de canonização do padre José de Anchieta, realizada nesta quinta. Segundo a CNBB, a ida foi cancelada em razão de o passaporte de Rosivaldo ter sido suspenso e agora ele estar preso. Na nota, a entidade afirmou "lamentar" a ausência do indígena na missa. Segundo a CNBB, Rosivaldo pretendia entregar ao Papa Francisco documentos sobre supostas violações de direitos dos povos indígenas no Brasil. "Esperamos que as acusações sejam investigadas de modo justo, sem mais prejuízos ao povo Tupinambá, que sofre com a questão da regularização das terras no sul do Bahia. A representação do povo Tupinambá teria um significado especial na celebração em Roma", disse a CNBB.
Fonte: vermelhinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário