quarta-feira, 25 de abril de 2012

TUPINAMBÁS FAZEM PROTESTO EM SALVADOR

Cerca de 40 índios tupinambás da Serra do Padeiro, em Buerarema, invadiram a sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Salvador, para exigir mais recursos dos programas de saúde indígena do Ministério da Saúde para a tribo. Os indígenas dizem que, só sairão com a reivindicação atendida.
Esta não é a primeira vez que tupinambás da Serra do Padeiro invadem prédios públicos sob o pretexto de exigências relativas ao atendimento à saúde da tribo. Há registro de invasões às prefeituras de Una e Buerarema, quando os recursos da Funasa eram repassados a esses municípios para assisti-los, já que a aldeia se localiza nos limites territoriais entre os dois municípios e Ilhéus, numa área reivindicada de fazendeiros pela tribo e seus parentes de Olivença.
O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) publicou nota com explicações do cacique Babau. Segundo ele, os tupinambás “estão bastante revoltados e indignados com a postura do órgão, que desde o ano de 2011 vem fazendo promessas e não as cumpre, deixando a comunidade totalmente desamparada no que diz respeito à saúde”.

Fonte: Pimenta
Postado por Calazans Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário