sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

PF comanda reintegração de posse no sul da Bahia

A Polícia Federal iniciou na manhã desta sexta-feira (27), a reintegração de posse de uma área pertencente a uma fazenda localizada à margem do km-31 da rodovia que liga as cidades de Una e Ilhéus, no sul do estado. Vinte e duas famílias indígenas da tribo tupinambá residem há três anos e meio, na atual área batizada por Aldeia Tucumã, segundo o morador Jocelino de Jesus.
"Fomos pegos de surpresa. Não fomos avisados de forma nenhuma. Simplesmente eles [PF] apareceram em seis carros, quatro caminhões e uma carreta, que tem uma máquina", disse o índio sobre a chegada da polícia. A reintegração começou a ser executada por volta das 8h. A PF afirma que a ação está pendente desde o ano passado, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com o cacique Valdenílson, da mesma tribo, está sendo tentada uma negociação com a Polícia Federal. "Está difícil. Eles ainda não começaram a derrubar as casas. Pediram para a gente arrumar as coisas, estamos arrumando bem devagarzinho. Fomos pegos de surpresa, tinha gente dormindo", comenta. A Fundação
Nacional do Índios (FUNAI) foi acionada.
informações do G1
Postado por Calazans Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário