quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Pão de queijo, de sódio e de gordura

Esqueça aquele pãozinho de queijo quentinho e saboroso que você faz no intervalo da novela das oito entre um suspense e outro: de inocente, ele não tem nada. Pesquisa realizada pelo Proteste (Associação de Consumidores) revelou que os quitutes mineiros estão recheados de excesso de sódio, gordura saturada e gordura trans.
O órgão analisou nove
marcas: São Geraldo, Carrefour, Duduxo, Forno de Minas, Sadia, Bom Preço, Qualitá, Perdigão, Maricota. Dessas, apenas as duas primeiras passaram no teste com louvor.
O maior problema, segundo os pesquisadores, é o teor de sódio. Uma porção de quatro pãezinhos de queijo das marcas Maricota e Qualitá têm 0,8
gramas para cada 100 gramas: quase a metade do valor diário de sódio recomendado que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é de 2 gramas.
Além disso, apesar de todas as amostras apresentaram quantidades aceitáveis de gorduras totais, em relação às gorduras saturadas algumas apresentaram problemas. Forno de Minas foi a pior marca — 6,3 g em uma porção de 100 g. Os pães de queijo Maricota e Qualitá também pecaram nesse critério.
Quanto à gordura trans (que aumenta o nível de colesterol ruim e diminui o nível de colesterol bom), das nove marcas avaliadas, Duduxo, Maricota e Qualitá continham esse tipo de gordura. Maricota e Qualitá chegaram à metade do limite permitido para um dia — 2 gramas, segundo a OMS.
Postado por Calazans Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário