segunda-feira, 3 de outubro de 2016

PT tem a pior eleição em vinte anos



O PT teve nestas eleições seu pior resultado em capitais em vinte anos. Desde 2004, o partido perde prefeitos nas principais cidades do país. Foram nove eleitos em capitais em 2004, cinco em 2008 e quatro em 2012.
Agora em 2016, o petismo conquistou só uma capital no primeiro turno, Rio Branco. O partido passou ao segundo turno apenas em mais uma, Recife. Se ganhar na capital pernambucana, uma tarefa difícil, vai igualar o desempenho de 1996, quando também levou duas capitais; se perder, será o pior resultado desde 1985, ano em que conquistou uma única capital, Fortaleza.
Além de Recife, o PT tinha esperanças de ir ao segundo turno em outras três capitais: São Paulo, que elegeu João Doria (PSDB) no primeiro turno, Porto Alegre, onde Raul Pont (PT) ficou em terceiro, e Fortaleza, onde a petista Luizianne Lins ficou em um distante terceiro lugar.
Com seus três últimos tesoureiros presos, seu principal líder ameaçado pela Justiça e a presidente da República de seu partido apeada do poder pelo impeachment, o resultado não chega a surpreender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário